28 agosto 2015

[RESENHA] A Elite (A seleção #2)



AINDA NÃO FOI DESSA VEZ: A ELITE


KIERA CASS


A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima dacoroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com ele, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está seu conforto e se vê dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos. America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer - e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E, justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. Enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo - e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.
Depois de tanto gostar de A seleção, logo iniciei a leitura de A elite. Nesse livro, as emoções se intensificam, mas as dúvidas e incertezas de America também. Durante praticamente todas as páginas, a moça se vê desesperada por não saber quem escolher (Maxon ou Aspen). Isso as vezes (quase sempre) me irritou bastante. A impressão é que ela nunca vai escolher. E o pior, é que nesse livro, ao invés de Maxon esperar incessantemente pela decisão de America, ele investe nas outras selecionadas, irritando ainda mais a moça. Pra mim, a decisão dela, já tinha sido tomada desde o fim do primeiro livro, mas a autora preferiu fazer dessa história uma trilogia ao invés de terminar tudo em A seleção.


Bastava olhar para ele para saber… que eu era dele.

Resultado de imagem para a seleção, a elite, a[escolha

        

Mesmo assim, A elite consegue ser melhor do que o primeiro livro. A autora explora mais a questão dos rebeldes, que nesse livro invadem algumas vezes o palácio. Kiera também explicou (finalmente) nos detalhes como se deu a formação de Illéa.             
       
 Em A elite, descobrimos um Maxon muito mais maduro e uma America mais insegura. Pra ela, qualquer que seja sua decisão, um dos lados será afetado, e isso não deixa de ser verdade. As minhas partes favoritas dessa história continuam sendo os diálogos entre America e Maxon, apesar de eles estarem menos próximos nesse livro. E, falando dos outros personagens, continuo não gostando do Aspen; Marlee é mais explorada nesse livro e eu adorei as histórias que a envolveram; o rei, pai de Maxon, é a maior decepção, se mostrando uma pessoa detestável durante muitas das páginas.    


Apesar da America ter me irritado algumas vezes, eu continuo amando esses livro da Kiera. 



CAPA - 8
HISTÓRIA E ENREDO - 7
PERSONAGENS - 7
DESFECHO - 8
NOTA NO SKOOB: 4.4

LIVRO  (5/5)

EDITORA: SEGUINTE
PÁGINAS: 360
ANO: 2012
GÊNERO: ROMANCE / DISTOPIA / FANTASIA
SÉRIE: A SELEÇÃO (2° LIVRO)


SOBRE O AUTOR


       Nasceu em 1981, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Formou-se em história na Universidade de Radford, na Virginia, e publicou seu primeiro livro, The Siren, em 2009, em uma edição independente. Seus maiores sucesso são a trilogia composta por A seleção, A elite e A escolha.