21 agosto 2015

[RESENHA] Extraordinário - R.J. Palacio


August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.






O livro conta a história de Auggie, que tem 10 anos e o rosto deformado por uma síndrome genética. Essa história não é contada somente na visão do menino, mas também na visão de Via (sua irmã), Summer (sua amiga), Jack (seu amigo), Justin e Miranda. Isso permite que o leitor conheça a versão de todos os personagens, facilitando bastante a leitura e o entendimento (foi jogada de mestre da autora).


A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.

          
Na escola, a vida de Auggie parece um inferno, é "como um cordeiro indo para o abate", como é citado no livro. com exceção de dois ou três colegas, toda a escola zomba do menino e o exclui de tudo, o que me fez muitas vezes querer entrar naquela história e bater em cada um daqueles idiotas.
       
Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.

A escrita de R. J. Palacio é incrível. Prende o leitor de uma maneira inigualável e faz com que você fique triste quando o Auggie fica mal e feliz quando ele fica bem. Uma coisa que eu gostei muito no livro foi o jeito com que a autora explorou a relação entre Auggie e seus amigos, usando palavras e termos delicadamente, sempre preocupada em incluir vestígios que indicassem a faixa etária do personagem.


Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.


Quando eu comecei essa leitura, não tinha grandes expectativas, o que fez com que eu me surpreendesse bastante. É um livro excelente, com uma linguagem perfeita e super leve.



CAPA - 8
HISTÓRIA E ENREDO - 8

PERSONAGENS - 8

DESFECHO - 8


NOTA NO SKOOB: 4.6

LIVRO   (5/5)
EDITORA: INTRÍNSECA
PÁGINAS: 320
ANO: 2013
GÊNERO: DRAMA


SOBRE O AUTOR


R.J. Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Extraordinário é seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram.