21 agosto 2015

[RESENHA] O Menino do pijama listrado - John Boyne



A TRÁGICA HISTÓRIA DO MENINO DO PIJAMA LISTRADO

JOHN BOYNE

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Nesse livro, o autor resolveu falar sobre guerra e história mundial sem que o leitor perceba que se está falando sobre isso. Apesar de toda carga dramática que esse livro carrega, as expressões, os personagens e o enredo são leves e fáceis de ler e compreender. "O menino do pijama listrado" é aquele livro que você começa a ler e não consegue parar. Em pouco tempo, o livro acaba e você nem se dá conta disso.



Tenho mais uma frase para você aprender. É a seguinte: temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim.

Com toda a sua inocência, Bruno em uma de suas aventuras, encontra Shmuel do outro lado da cerca que divide os dois povos, e aí nasce uma amizade que nem uma guerra é capaz de destruir.




Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentindo.

A história inteira se passa na Alemanha, no momento da Segunda Guerra Mundial, onde o país é palco de conflitos entre alemães e jude
us. Bruno e Shmuel talvez sejam o grande contraste entre guerra e amizade nesse cenário. O autor consegue passar, de maneira brilhante, emoção em cada um dos diálogos entre os dois meninos, e essa emoção se manifesta ainda mais no final do livro, quando Bruno resolve entrar do outro lado da cerca para ajudar Shmuel e acontece algo que, com certeza, vai te fazer chorar.



Esse é um dos melhores livros que eu já li, a história é triste, inocente, trágica, confortadora e gratificante ao mesmo tempo.

CAPA - 5
HISTÓRIA E ENREDO - 8
PERSONAGENS - 9
DESFECHO - 9

NOTA NO SKOOB: 4.3


LIVRO
   (5/5)

EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS
PÁGINAS: 192 
ANO: 2007
GÊNERO: DRAMA


SOBRE O AUTOR:

Nasceu na Irlanda, em 1971, e mora em Dublin. Escreveu diversos romances que já foram traduzidos para mais de quarenta idiomas. Seu livro mais célebre, O menino do pijama listrado (2007), lhe rendeu dois IrishBOOK Awards, vendeu mais de 5 milhões de exemplares pelo mundo e foi adaptado para o cinema em 2008.