22 agosto 2015

[RESENHA] Quem é você, Alasca? - John Green

EM BUSCA DO GRANDE TALVEZ, QUEM É VOCÊ, ALASCA?

JOHN GREEN

Miles Halter é um adolescente que leva uma vida sem graça e sem muitas emoções na Flórida. Ele tem um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história. E uma dessas personalidades: François Rabelais, um escritor do século XV, que disse no leito de morte que ia em “busca de uma Grande Talvez”. Para não ter que esperar o próprio fim para encontrar a sua Grande Incógnita, Miles decide fazer as malas e partir.
Ele vai para um colégio interno no ensolarado Alabama, onde conhece seu colega de quarto Chip Martin ou "Coronel", o Takumi, amigo do Coronel e a inteligente, engraçada, louca e incrivelmente sexy, Alasca Young. Em Culver Creek, com bebidas, fumos e trotes, Miles, descobre um pouco da 
sua Grande Incógnita.
Alasca tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: “Como vou sair desse labirinto?” Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la e sabendo que ela namora.




           

John Green, de fato, tem um talento absurdo para falar de assuntos dramáticos com uma linguagem bem jovial e simplificada. Nesse livro, por exemplo, ele aborda temas como uso de drogas, morte, paixão adolescente, entre outros, mas de um jeito que o leitor nem percebe com o que está lidando.

O livro conta a história de Miles, um garoto que praticamente não tem amigos e nenhum tipo de diversão, até chegar no ensino médio e se mudar para um colégio interno em busca do que ele chama de "O grande talvez".
          
A busca de Miles pelo "grande talvez" faz com que ele se envolva em diversas aventuras junto com os amigos da nova escola, principalmente Coronel (seu melhor amigo) e Alasca (por quem ele é apaixonado).



          

Eu gostei bastante da contagem dos capítulos. Logo percebemos que trata-se de uma contagem regressiva e isso faz com que você leia o mais depressa possível para chegar ao 0 e saber o que acontece. Enfim, aconteceu. E, puxa, que coisa ...
        

Você não pode me mudar e depois ir embora.

 Depois do "acontecido", provavelmente muita gente vai querer matar o John Green e talvez metade queira parar a leitura, mas não. A partir disso, o autor tenta trabalhar numa provável solução para o caso. São páginas e mais páginas dedicadas a isso. Confesso que às vezes queria abandonar o livro, mas me arrastei até o fim, onde todas as perguntas foram respondidas.    



Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados.

"Quem é você, Alasca?" é mais um livro do John Green que merece reflexão (assim como todos). Não é uma reflexão sobre o amor, como deve parecer, mas sim sobre a vida em todas as suas nuances. Leitura super recomendada a todos!      
          


Mais um excelente trabalho de John Green, provando que ele sabe, de verdade, falar na língua dos jovens.




CAPA - 6
HISTÓRIA E ENREDO - 7
PERSONAGENS - 7
DESFECHO - 9


NOTA NO SKOOB: 4.2

LIVRO
   (4/5)
EDITORA: INTRÍNSECA
PÁGINAS: 240
ANO: 2010
GÊNERO: YOUNG ADULT


SOBRE O AUTOR 



John Green nasceu em Indianópolis, Indiana, EUA, no dia 24 de agosto de 1977, mas cresceu em Orlando, Flórida. Ele estudou na Lake Highland Preparatory School e na Indian Springs School (local usado para cenário do livro “Quem é Você Alasca?”). No ano 2000, formou-se em Inglês e Estudos Religiosos, pela Kenyon College. John chegou a considerar a possibilidade de ser ministro episcopal.
John Green passou cinco meses trabalhando em um hospital infantil, o que lhe inspirou mais tarde a escrever “A Culpa é das Estrelas”. Morou em Chicago, onde foi assistente editorial do jornal Booklist. Em Nova York, foi crítico literário no The New York Times Book Review.
John Green é uma estrela do segmento chamado de Young adult – a literatura para adolescentes e jovens, é autor dos livros “Quem é Você Alasca?” (2005), O “Teorema Katherine” (2006), “Deixe a Neve Cair” (2008), “Cidades de Papel” (2008), “Will e Will, Um Nome, Um Destino” (2010) e “A Culpa é das Estrelas” (2012), um sucesso de vendas nos Estados Unidos e também no Brasil. A literatura de John Green é realista e firmemente ancorada nos dias de hoje.