22 agosto 2015

[RESENHA] Belo desastre - Jamie McGuire

Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. E é então que eles se envolvem em uma relação intensa e conturbada, que pode acabar levando-os à loucura.     




 Belo Desastre é aquele livro bom do começo ao fim. Nenhuma página, nenhum capítulo, nada deixa algo a desejar nessa história. Trata-se de um enredo de amor que começa com uma aposta (maluca) entre Abby e Travis. Abby perde essa aposta e tem que passar 1 mês no apartamento com Travis, e a partir daí a relação entre os dois vai de 0 a 10 (ou de 10 a 0, em alguns momentos). Em outras palavras, eles vivem uma intensa amizade colorida. Pra quem está se perguntando, o Belo Desastre a qual o título se refere é o relacionamento dos dois. Abby e Travis se amam, mas vivem em um relacionamento que pode os levar ao fracasso.



Eu sabia que havia algo em você que eu precisava. Acabou que não era algo em você. Era simplesmente você.


         

 Provavelmente, quem lê uma sinopse desse livro, não dá nada por ele. Pode parecer que é só mais um clichê, o bad boy namora a garota boazinha, mas não é assim. Não sei explicar se foi a linguagem que a autora utilizou ou se foi o conturbado relacionamento de Abby e Travis que me fez amar esse livro. A autora também não hesitou em explorar os personagens secundários, e fez isso de maneira brilhante, fazendo parecer que cada um ali tem sua "função". Outro ponto interessante é que o livro trata de vários assuntos polêmicos (o uso de drogas, o sexo) mas com uma linguagem bem jovem.
          
Confesso que eu esperava um pouco mais do final do livro, achei bastante previsível, o que eu não gosto. Mas, mesmo assim, não foi capaz de arruinar essa história.


 Esse é um dos meus livros favoritos, todos os personagens e os dilemas são explorados brilhantemente.


CAPA - 8
HISTÓRIA E ENREDO - 8
PERSONAGENS - 10
DESFECHO - 8

NOTA NO SKOOB: 4.3


LIVRO   (5/5)

EDITORA: VERUS
PÁGINAS: 392
ANO: 2012
GÊNERO: NEW ADULT 


SOBRE O AUTOR
 
Além de Belo desastre, que já foi traduzido em onze idiomas, Jamie McGuire escreveu a série de sucesso Providence. Ela vive em Enid, Oklahoma, nos Estados Unidos, com os três filhos e o marido, um verdadeiro caubói. Eles dividem suas terras com quatro cavalos, quatro cachorros e um gato.