21 setembro 2015

[RESENHA] Anna e o beijo francês




Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?









Depois de lida a sinopse, não há muito o que falar sobre a história desse livro. Simplesmente, a Anna é obrigada pelo seu pai a estudar em um colégio interno na França. Para Anna, deixar seus amigos de Atlanta para trás não é uma opção viável no momento, por isso, de início, ela odeia Paris. Até que, lá, ela faz amigos e até se apaixona por um garoto da nova escola. É uma paixão daquelas de livro de ficção mesmo: os dois estão "comprometidos" e só querem ser amigos. Mas, de uma amizade tão forte quanto a de Étienne e Anna, será que pode brotar um algo a mais?

- Eu amo Paris - digo- E tenho certeza de que Paris a ama também.

O livro é aquela história fofa e simples, mas bem construída. A autora criou, durante o livro, poucos personagens, mas isso é bom, porque cada um ali "desempenhou" sua função. Ninguém ficou perdido entre as páginas.

A narração da Stephanie é uma das coisas mais controversas desse livros. Ou você ama o jeito com que ela conduz a história, ou odeia. É uma narração extremamente informal, mas não num mau sentido. A autora optou por contar a história pela visão da Anna e com isso fez uso de tudo o que tinha direito - expressões populares, gírias, mistura de letras maiúsculas minúsculas - e, isso, algumas vezes me deixou receoso, porém depois eu acabei percebendo que uma narração de cunho mais informal faz com que o leitor fique, de certa forma, mais confortável com a leitura e sinta as emoções fluírem pelas páginas. Por esse motivo, o livro é um misto de sentimentos: amor, ódio, tristeza, culpa, e outros. Tudo aquilo pelo que os personagens estão passando, você sente na pele.



O ponto forte do livro, sem dúvida, é o relacionamento de Étienne e Anna. Apesar de (como eu já falei) ser um típico clichê, é gostoso perceber como os sentimentos fluem entre os dois e também como ambos amadurecem ao longo dos capítulos. No início temos uma Anna totalmente insegura e um Étienne medroso. Com o passar do tempo, vemos que os dois aprenderam um com o outro e, no final, já podemos lidar com uma Anna mais decidida e com um Étienne que já não se importa tanto com a opinião dos outros.

Meu quote favorito do livro!

E o desfecho do livro. Ah, não vou nem comentar porque não quero dar spoiler. Então, leiam Anna e o beijo francês. Mas, não iniciem essa leitura esperando uma grande história, porque é um livro rápido e gostoso de ler. Te recomendo pra sair daquela ressaca literária!

Ah, quase esqueço. O livro faz parte de uma trilogia, que na verdade não é bem uma trilogia. Os outros dois livros não são uma continuação do primeiro, mas sim uma história que foi desenvolvida para alguns dos personagens. O segundo vai falar de Lola e o terceiro, de Isla.

Anna e o beijo francês / Lola e o garoto da casa ao lado / Isla e o final feliz



CAPA 7
HISTÓRIA E ENREDO 7
PERSONAGENS 9
DESFECHO 6


NOTA NO SKOOB: 4.4

LIVRO:   (3/5)
EDITORA: NOVO CONCEITO
PÁGINAS: 288
ANO: 2011
GÊNERO: FICÇÃO JUVENIL


QUEM É O AUTOR?