26 setembro 2015

[RESENHA] Um estudo em vermelho (Sherlock Holmes #1)


O MISTÉRIO DO SHERLOCK HOLMES COMEÇA

Arthur Conan Doyle


O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um “cão de caça”. Lamentava-se de que “não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias”, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda — o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia.









Um estudo em vermelho é a primeira aventura dos amigos Dr. Watson e Sherlock Holmes. Watson acaba de voltar da guerra e procura alguém para dividir um apartamento quando, por acaso, encontra seu antigo companheiro da época do faculdade que agora usa o nome de Sherlock Holmes e que se transformou em um homem cuja personalidade é misteriosa e desconhecida. Os dois passam a morar junto e, dias depois, Watson acaba descobrindo que Holmes é um conceituado (ou talvez nem tanto) detetive.

O livro é constituído por duas partes. A primeira é onde acontece o crime a ser investigado por Holmes e Watson, além de todo trabalho dos dois para desvendá-lo. A segunda parte é um flashback de anos atrás nos Estados Unidos sobre a história do que teria motivado o assassinato.

Esse livro é o primeiro da série do Sherlock Holmes, além de ter sido a obra que me inseriu dentro do gênero policial, já que eu nunca havia lido nada desse tipo. Nele, podemos conhecer onde tudo começou: como os dois se conheceram, as manias estranhas de Holmes e, é claro, o primeiro crime desvendado em parceria. Apesar de que cada livro da série tem uma história independente, "Um estudo em vermelho", sem dúvida, é uma boa introdução para aqueles que pretendem ler a sequência de aventuras de Sherlock Holmes e Dr. Watson.

Livros da série do Sherlock Holmes

Embora seja uma história policial e de cunho pesado, a escrita se mostra super leve, e mesmo que se trate de um mistério a ser resolvido, o autor não dá voltas e nem tenta implantar "respostas erradas" na cabeça do leitor.

Apesar de não ser o tipo de livro que eu gosto, "Um estudo em vermelho" se mostrou ser uma excelente história, sem deixar furos nem espaços em brancos, como alguns livros policiais deixam.


CAPA 6
HISTÓRIA E ENREDO 8
PERSONAGENS 7
DESFECHO 8

NOTA NO SKOOB: 4.2

LIVRO (3/5)
EDITORA: ÁTICA
PÁGINAS: 190
ANO: 1887 (PRIMEIRA PUBLICAÇÃO)
GÊNERO: POLICIAL / MISTÉRIO

SÉRIE: SHERLOCK HOMES (1° LIVRO)


QUEM É O AUTOR?

Arthur Conan Doyle