10 outubro 2015

[RESENHA] Mentirosos - E. Lockhart

O QUE EU FIZ NAQUELE VERÃO ?

Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro “Mentirosos”) são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.




Pense em um livro bom. Aquele livro que vai te abalar físico e psicologicamente. Agora, multiplique por dois: Mentirosos! Se eu tivesse que descrevê-lo em palavras, seria MARAVILHOSO, SURPREENDENTE, ARREBATADOR!

O livro é narrado em primeira pessoa sob a visão de Cadence (ou Cady), que é a primeira neta da família Sinclair e possivelmente a futura herdeira da riqueza de seu avó Harris. Os Sinclair são aquela família em decadência, que sobrevivem de aparências, e de conflitos internos; suas filhas estão brigando pela herança e tentando a todo custo conquistar o patriarca da família.


❝Prefiro mil vezes viver, arriscar e ver tudo acabar mal a permanecer na bolha em que estive nos últimos dois anos.❞

Todos os anos a família inteira passa o verão em uma ilha, propriedade dos Sinclair. Lá é onde os primos Cady, Mirren e Johnny passam os melhores momentos de suas vidas, e conhecem Gat, juntos formando um grupo que eles intitulam de Mentirosos. Os quatro começaram a diversão desde os 8 anos de idade (Verão dos Oito, como é chamado), mas foi no Verão dos Quinze que algo aconteceu naquela ilha mudando a vida da família completamente. Cadence não lembra de praticamente nada do Verão dos Quinze, e os Sinclair também preferem esquecer aqueles fatos que tanto o atormentam.



Os Mentirosos têm características muito peculiares, cada um com seu jeito de ser me tocou profundamente. Todas as diferenças são esquecidas quando em cada verão, eles se reúnem naquela ilha formando um laço de amizade, o que constitui o oposto da tão conceituada família Sinclair. Sobre a Cadence, trata-se de uma personagem super cativante, com dilemas amorosos, familiares, físicos e emocionais que comovem o leitor de todas as formas.



Eu desejava tanta coisa pra nós: uma vida livre de pressão e preconceito. Uma vida livre para amar e ser amada.


Durante toda o livro, algumas fábulas são jogadas sem explicação inseridas no meio da história, e muitas vezes a narração pode parecer conter fatos desnecessários, mas não se engane! Tudo, absolutamente todas as palavras colocadas pela autora vão fazer sentido quando você descobrir finalmente o que aconteceu naquele verão. E, ah, o final! Não lembro de um livro cujo desfecho tenha sido tão bem construído, e tenha me emocionado tanto. Quando de fato, for revelado o que aconteceu no Verão dos Quinze, a primeira ideia é: como que eu nunca pensei nisso?

Já falei que eu me encanto pelos capítulos curtos, e os de Mentirosos tem uma, duas ou três páginas, o que me fez ler o livro inteiro em um/dois dias. Além do mais, a autora tem uma escrita que além de ágil e envolvente, flui bem rápido.

Por fim, não tenho palavras para expressar como esse livro me arrebatou emocionalmente. Então, LEIAM, LEIAM, LEIAM!


CAPA 8
HISTÓRIA E ENREDO 8
PERSONAGENS 8
DESFECHO 10

NOTA NO SKOOB: 4.4

LIVRO★ (5/5)
EDITORA: SEGUINTE
PÁGINAS: 272
ANO: 2014
GÊNERO: YOUNG ADULT / DRAMA / SUSPENSE


QUEM É O AUTOR?

                       E. Lockhart