28 novembro 2015

[RESENHA] Plutão: Uma história de extraordinário

Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário. Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.




Christopher e Auggie são amigos de infância, ou melhor de nascimento, já que os dois foram apresentados aos dois de vida de Chris e Auggie tinha apenas três meses. Desde lá, os dois eram inseparáveis, porém com a chegada da escola na vida de ambos, novos amigos também surgem fazendo com que os dois se afastem gradativamente até o ponto de não manterem mais contato.

Em Plutão, iremos conhecer a história de Auggie pelo ponto de vista de seu amigo Chris. O livro ou capítulo, sei lá alterna fatos do presente com recordações do tempo em que os dois ainda eram amigos, aliás a história se passa em 24 horas, quando Chris está passando por um dia difícil de sua vida. Nele, o garoto conta como é ser amigo de Auggie, e de todas as boas aventuras que passaram juntos. Mas, como a vida não é feita só de flores, a relação entre os dois também rendeu momentos não tão legais na vida do pequeno Chris.


Por sorte, o Auggie nunca me perguntou por que eu não fui à casa dele naquele dia. Fiquei aliviado por isso. Eu não sabia como poderia dizer que ser amigo dele também era difícil para mim às vezes.

Pra mim, só vale considerar um autor como favorito depois que eu leio mais de um livro dele. Então taí! R.J. Palacio acaba de entrar pra lista das minhas queridinhas do mundo literário. A escrita dessa autora é surpreendentemente simples e fantástica ao mesmo tempo. Apesar de ser um livro com personagens infantis, a impressão que dá é que você pode ter 5 ou 90 anos. Não importa a idade. Sempre que lê qualquer coisa da R.J. vai se emocionar.



Extraordinário rendeu boas histórias. Além do livro principal, a autora também já escreveu 365 dias extraordinário, o capítulo do Julian e esse que está sendo resenhado, Plutão. Todos maravilhosos. Todos não, porque eu só li dois deles até agora, mas vou ali correndo ler o terceiro... Tchau!


CAPA 7
HISTÓRIA E ENREDO 8
PERSONAGENS 10
DESFECHO 7

5/5

NOTA NO SKOOB: 4.3

TÍTULO: PLUTÃO: UMA HISTÓRIA DE EXTRAORDINÁRIO
EDITORA: INTRÍNSECA
PÁGINAS: 90
ANO: 2015
GÊNERO: LITERATURA INFANTO-JUVENIL

AUTORA:

R.J. PALACIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário