01 março 2016

[RESENHA] A Sereia - Kiera Cass

Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar — pois a voz da sereia é fatal —, logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração.



A Sereia é o primeiro livro da Kiera Cass. A autora escreveu antes mesmo da série A Seleção que a consagrou no mundo literário. De início, a história havia sido publicada pela própria escritora de maneira independente, mas em 2016 o livro ganhou uma nova edição lá nos Estados Unidos e a Editora Seguinte foi a responsável por trazê-lo aqui para o Brasil.
CAPA ANTIGA // CAPA NOVA

O livro é uma espécie de adaptação moderna para o mito das sereias, onde garotas usam sua beleza e seu canto para atrair pessoas para o fundo do mar. No caso de A Sereia, conhecemos a história de Kahlen, de 19 anos, que vive como sereia há 80. Anos atrás, ela viajava em um barco / navio / cruzeiro junto com sua família, quando a embarcação foi atraída pelas sereias e afundou. Apenas Kahlen poderia sobreviver ao naufrágio, caso ela aceitasse servir à Água por 100 anos, e só depois desse tempo voltaria com sua vida normal.

A Água nesse livro é representada como uma entidade (com direito a letra maiúscula e tudo). Todas as sereias vivem para alimentá-la. Para tanto, as garotas de tempos em tempos cantam para atrair embarcações e matar pessoas. Esse é o alimento da Água.

"Somos cantoras, sereias. Você deve ter lido histórias a nosso respeito nos livros, ou ter ouvido menções a nós nos contos de fadas. Pertencemos à Água. Cantamos por Ela, para que Ela possa viver, para que Ela possa sustentar a terra."


Depois que li a série A Seleção, Kiera Cass se tornou uma das minhas autoras favoritas. Ao ler A Sereia, talvez ela tenha perdido uns pontinhos. O livro não funcionou muito pra mim. Achei a história vaga, pouco explorada e bem supérflua. Além do mais, a autora explora um romance entre a protagonista e Akinli que eu, particularmente, não me empolguei tanto.

Eu esperava um algo a mais, porque (1) o livro é da Kiera Cass e (2) o enredo em si me agrada bastante. Talvez meu grande objetivo com essa leitura era conhecer um pouco mais sobre o mundo mitológico da sereias, mas o que acaba acontecendo é uma abordagem bem vaga sobre tal.

O livro não chega a ser horrível, mas me deu preguiça muitas vezes, mesmo assim a leitura é válida pra você, que assim como eu, gosta da escrita da Kiera. Mas, não vá esperando uma grande história, porque a decepção pode ser grande.



CAPA 9
HISTÓRIA E ENREDO 4
PERSONAGENS 5
DESFECHO 7

(2/5)


NOTA NO SKOOB: 4.0

TÍTULO: A SEREIA
EDITORA: SEGUINTE
PÁGINAS: 328
ANO: 2016
GÊNERO: FICÇÃO

QUEM É O AUTOR?
KIERA CASS

Nenhum comentário:

Postar um comentário